Livros

O Arranca Corações

ArrancaCoracoesAos 12 anos, muito antes de se tornar escritor, Boris Vian (1920-1959) sofreu do que se chama reumatismo articular agudo, uma doença que acabou por lhe provocar insuficiências na aorta e um coração sempre fraco. Apavorada com a ideia de uma morte precoce, a sua mãe passou a viver praticamente em função do filho, rodeando-o de cuidados e atenção. Essa protecção exagerada acabou por se tornar matéria de um livro: O Arranca Corações, uma das obras mais famosas e importantes de Vian, juntamente com O Outono em Pequim e A Espuma dos Dias.

Na história, uma mulher acaba de dar à luz três filhos: Joël, Noël e Citroën. Desde o início, vive obcecada com as crianças, ao ponto de decidir que o máximo contacto que elas terão com o mundo exterior é no jardim. À medida que os filhos crescem e imaginam que uma lesma azul os pode fazer voar, cresce a sua obsessão, chegando a considerar fazer-lhes o mesmo que os chineses fazem aos pés das filhas: impedi-los de crescer. “É preciso criar-lhes um mundo perfeito, um mundo limpo, aprazível, inofensivo, como o interior de um ovo branco poisado sobre uma almofada de penas.”

Claro que tratando-se de Boris Vian, tudo isto é contado dentro de uma atmosfera surrealista, onde os meses se designam Junhulho e Jambril, as personagens se chamam Jacquemort ou Culblanc, e os homens vendem velhos em feiras, torturam animais e deitam todos os seus vícios e crimes para dentro de uma ribeira vermelha. Um mundo como um lugar terrível, que todos aceitam, num livro que consegue incomodar e assaltar o leitor com a percepção de que guardar os filhos em cofres não é uma ideia tão má quanto isso.

Artigo publicado na Time Out Lisboa nº 217.

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s